IBOPE Mídia realizou um levantamento sobre os hábitos de consumo e comportamento das mulheres brasileiras em relação à saúde e ao lazer.
Como fonte de referência, a empresa utilizou-se de uma de suas principais ferramentas que realiza um mapeamento completo sobre o consumo de produtos, serviços, mídia e estilo de vida da população brasileira: o Target Group Index – estudo “single source” realizado semestralmente nas principais regiões metropolitanas do país, com indivíduos de todas as classes sociais, entre 12 e 64 anos. Para este levantamento específico, foram consideradas as respostas de mulheres com 18 anos ou mais,
MULHERES E SAÚDE
Pôde-se constatar que grande parte das mulheres brasileiras (83%) concorda ser importante manter a forma física e se diz preocupada com sua saúde. Porém, quando questionadas sobre seus hábitos de consumo, muitas demonstram que, na hora da “prática”, as coisas mudam de figura.
Isso foi claramente percebido pelos produtos que apareceram como frequentemente consumidos no dia-a-dia dessa mulher. Por exemplo, apenas 23% das entrevistadas afirmaram ter ingerido cereais nos últimos sete dias, enquanto 70% dizem ter se deliciado com chocolates e 54% com sorvetes no mesmo período.
Quando o assunto é bebida, 83% assumiram consumir refrigerante normal habitualmente, enquanto 32% preferem as versões diet ou light dessas bebidas. Os chás prontos têm 30% da preferência feminina, mas os sucos continuam sendo mais apreciados (76%).
Ainda assim, as mulheres se mostram bastante preocupadas com o consumo de produtos nocivos ao organismo. No caso da ingestão de bebidas alcoólicas, o consumo por este público não registra altos índices: 31% delas afirmam ter tomado cerveja nos últimos sete dias e 24% diz ter consumido algum outro drinque alcoólico neste mesmo período. No caso do cigarro, 21% das entrevistadas afirmaram ter o hábito de fumar.
Informar-se sobre os produtos consumidos também aparece como um aspecto importante para as brasileiras: 44% delas sempre verificam o conteúdo nutricional dos alimentos e 41% checa o valor calórico dos alimentos que consome.
Já quando o assunto são exercícios físicos, apenas 38% das mulheres diz praticar algum tipo de esporte ou atividade física pelo menos uma vez por semana. O mesmo percentual diz que não tem tempo para preparar refeições saudáveis. Ainda assim, 44% afirma estar quase sempre tentando perder quilos a mais.
MULHERES E LAZER
No que se refere a forma física, as opiniões e a prática de hábitos saudáveis pelo público feminino acabam entrando em contradição. Quando o assunto é “lazer e bem-estar”, as mulheres mostram ter opiniões bastante similares e, algumas vezes, até quase unânimes entre elas.
No campo afetivo, por exemplo, 88% das brasileiras dizem considerar importante manter uma relação duradoura com somente um parceiro e 73% quer sempre parecer atraente para o sexo oposto.
Em relação às atividades de lazer preferidas, 59% afirmaram que, nas horas livres, preferem ouvir música, 44% ler livros ou ir a shopping centers e 43% reunir-se com os amigos. Dentre as atividades menos citadas estão: ir a museus (12%), assistir teatro/ópera (12%) e praticar algum esporte (11%).
“A mulher brasileira, assim como qualquer outra, tem suas contradições, peculiaridades, opiniões etc. Porém, em todos os levantamentos que elaboramos sobre o perfil desta mulher, há um aspecto de sua personalidade que fica explícito e sempre transparece em meio a todos os outros dados: a mulher brasileira está atenta aos cuidados com sua saúde e estética’”, afirmou Dora Câmara, diretora comercial do IBOPE Mídia.
Fonte:
Ibope Revela Comportamento das Brasileiras
4 de julho de 2011
Postado por
Mulheres Brasileiras
às
06:49
Marcadores:
comportamento
,
compra
,
hábitos
,
IBGE
,
indicadores
,
Mulheres Brasileiras
,
Pesquisa
,
porcentagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário