Quais Tv as famosas tem em sua casa ?

20 de dezembro de 2010

Contraste na TV


Tecnicamente, contraste nada mais é do que a relação entre o branco e o preto em uma imagem.Quanto maior a relação do contraste (50.000:1), maior é a habilidade de um monitor mostrar detalhes sutis de cor, suportar ambientes claros e apresentar varias vertentes de preto e demais cores.

Nas telas antigas, com taxa de contraste baixa, o preto é só preto, sem detalhamento. Nas modernas TVs de LCD e LED, os tons de preto são mais vivos, melhorando a sensação de profundidade e movimento nas cenas.
Existem alguns métodos de medição utilizados para determinar os valores do contraste. O mais tradicional é através de sinais-padrão estáticos. É aplicado um sinal chamado check board ("tabuleiro de xadrez"), com oito retângulos brancos alternados por oito retângulos pretos. A taxa de contraste é medida pela média da luminância verificada no centro de cada retângulo branco, dividida pela média dos retângulos pretos, para determinar, assim, quantas vezes o nível de branco era maior do que o de preto. 

Outro método bastante utilizado é o chamado Full-Field Contrast Ratio, ou simplesmente Full On/Off. Consiste em medir na tela cheia o máximo de branco e o mínimo de preto que o equipamento consegue mostrar. Fazendo a divisão desses números, temos como resultado a taxa de contraste Full On/Off.

O contraste dinâmico é utilizado principalmente em displays LCD para compensar a deficiência na reprodução dos tons pretos. Ele é conseguido através da alteração do processamento do sinal ou, no caso de projeção, alterando também a potência luminosa da lâmpada, de forma a diminuir a intensidade dos pixelsnas partes escuras, aumentando-a nas partes claras.

Nos novos displays LCD de LED a técnica é alterada em função da não existência de lâmpadas fluorescentes para fazer o backlight, seu brilho é controlado de acordo com o conteúdo da imagem. Isso pode representar um contraste dinâmico da ordem de 30.000:1, proporcionando de 1.000 a 4.000 níveis de cinza, contra 256 níveis dos LCDs tradicionais.


É importante lembrar que os valores anunciados nas fichas técnicas dos produtos são obtidos em condições de laboratório nem sempre tão exigentes como as do mundo real. Para uma boa taxa de contraste e qualidade de imagens, fique de olho também na capacidade do display em trabalhar com escalas de cinza, responsáveis por garantir maior sensação de profundidade, a correta escala de cor e tons de pele naturais.

0 comentários:

Postar um comentário